Conheça as propriedades de cada material passível de reciclagem
Por admin | | 15 de setembro de 2021Conhecer os tipos mais comuns de sucata e suas propriedades vai te ajudar na hora de fazer o descarte correto para reciclagem e contribuir assim para a Economia Circular. Por isso, trouxemos mais um descritivo básico sobre os materiais mais descartados e suas características.
Alumínio
O alumínio é um metal leve, macio e forte. Como uma fina camada de óxido é formada rapidamente quando exposta ao ar, ela tem uma aparência cinza prateada e fosca. Como metal, o alumínio não é tóxico, não é magnético e não produz faíscas quando friccionado. A voltagem do alumínio puro é de cerca de 19 megapascais (MPa), se inserida na liga é de 400 MPa. Sua densidade é cerca de um terço da densidade do aço ou cobre. É muito maleável, muito maleável, adequado para mecanização e fundição, e possui excelente resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido.
Alumínio em bloco
O alumínio granulado, comumente conhecido como duralumínio, refere-se a várias sucatas de alumínio produzidas no processo de refusão. Não contém ferro e outros poluentes, e o teor de óleo e lubrificante não ultrapassa 2%. O alumínio a granel tem as mesmas características do alumínio primário, pode suportar altas temperaturas e dissipar calor rapidamente. Portanto, é um material com alta resistência à corrosão, peso leve e boa capacidade de absorção de vibrações e ruídos.Além disso, em comparação com o aço, sua velocidade de processamento pode ser de até 8 vezes. Por causa dessas características, o bloco de alumínio pode ser usado em pistões de automóveis, cabeçotes de motor, lâmpadas e muitos outros itens e peças industriais.
Bloco duro
É um material que confere alta durabilidade, impermeabilidade, leveza, resistência à corrosão e altas temperaturas e pode ser combinada com outros materiais para elevar sua resistência para a confecção de novos produtos.
Bronze
O bronze é uma liga metálica composta principalmente por estanho e cobre, e outros elementos são adicionados em diferentes proporções de acordo com as características exigidas. Para clientes que precisam utilizar este material e desejam economizar muito em relação ao bronze tradicional, comprar sucata de bronze é uma boa opção, além de várias outras vantagens proporcionadas por esta compra.
Cavaco de alumínio
Trata-se da serragem de alumínio extraída pelas máquinas de corte durante tal operação. Esse processo confere ao material formatos e tamanhos variados, conforme a maneira como a peça foi moldada durante a usinagem, como em hélice, em fita ou em espiral, podendo ser longo, curto ou emaranhado. Independentemente do tamanho ou do formato adquirido, o cavaco de alumínio mantém as mesmas propriedades do alumínio, como boa resistência a altas temperaturas e à corrosão, leveza, maciez, condutividade eletrônica e baixo tempo de fusão, o que torna sua reciclagem bastante vantajosa
Chumbo
O chumbo é um material recuperado do processo de fusão e depois transformado em liga fusível e folhas de chumbo. Dentre os minérios que compõem o produto está a galena, que pode ser combinada com zinco. Para resultar na sucata de chumbo, o metal passa por processos de recuperação chamados de pirometalúrgicos em fornos tipo cuba ou demais tipos de fornos, que liberam gases e geram 25% de escória e resíduos oriundos do metal.
Cobre
O cobre é um metal versátil que pode ser usado para a produção de fios e cabos elétricos ou em ligas metálicas, tais como o bronze e o latão. Em vez de produzir esse material, contar com uma empresa que vende sucata de cobre é uma excelente opção, desde que suas características sejam analisadas, de modo a obter o material ideal com um bom custo benefício.
Estamparia
A sucata de estamparia é o material que sobra dos processos de produção que envolve corte e moldagem de chapas de latão para a fabricação de uma grande variedade de produtos. Por se tratar de uma liga metálica formada a partir de uma rica composição entre o cobre e zinco, com porcentagens entre 5% e 45% de zinco, o latão é um dos metais mais eficientes de se trabalhar.
Latão
O latão é uma liga de metal mesclada com zinco e cobre. Porém, há também liga de latão que é misturada com outros tipos de metais, porém, as propriedades da liga são alteradas conforme os metais que são adicionados à composição. A sucata de latão pode ser utilizada em diversas possibilidades de reciclagem. Não obstante, a sucata de latão, após a reciclagem, pode ser usada para a fabricação de tomadas, conexões e materiais elétricos em geral, com vista de que o latão é um dos maiores condutores de energia elétrica.