Saiba como separar corretamente o lixo na sua empresa para reciclagem
Por admin | | 18 de março de 2021Não são todas as pessoas e empresas que conhecem a reciclagem e seus benefícios. Por isso, é necessário que seja compreendido o porquê da separação do lixo. Como todo hábito, a princípio é difícil se acostumar. É muito comum que as pessoas se esqueçam de separar lixo. Então, coloque alguns lembretes ao redor da empresa; converse com funcionários sobre a nova tentativa: pergunte se eles estão gostando e o que acham de serem responsáveis por ajudar o planeta.
Como forma de conscientização, é necessário que antes todos entendam o tempo de decomposição dos materiais, como forma de entenderem o impacto causado pelo descarte incorreto; isso será fundamental para o processo de amadurecimento da empresa e também dos funcionários, que levarão estes exemplos para suas casas.
Tempo de decomposição dos materiais:
Papel → 3 a 6 meses
Pano → 6 meses a 1 ano
Filtro de cigarro → Mais de 5 anos
Madeira pintada → Mais de 13 anos
Náilon → Mais de 20 anos
Metal → Mais de 100 anos
Alumínio → Mais de 200 anos
Plástico → Mais de 400 anos
Vidro → Mais de 1000 anos
Borracha → Indeterminado
Como dito anteriormente, o tempo de decomposição de alguns materiais, como o plástico e o vidro, por exemplo, é extremamente longo. Fica claro com isso que, por várias gerações, esse lixo permanecerá no ambiente, causando danos. Muitos animais, por exemplo, morrem ao se alimentar do lixo, sem contar os resíduos que podem contaminar a água e o solo.
É muito fácil aprender a separar lixo. Deixe reservado um lixo para que sejam jogados somente materiais orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas, para enviar para compostagem, e não-recicláveis, papéis higiênicos e guardanapos usados. Estes resíduos serão levado para o destino adequado.
Alguns resíduos recicláveis merecem uma atenção especial, são eles: pilhas e baterias, eletrônicos, óleo de cozinha e lâmpadas fluorescentes.
– As pilhas e baterias podem ser armazenadas em uma caixa próxima ao coletor de resíduos recicláveis e depois levadas a um supermercado que as aceite, por exemplo. Também há a possibilidade de uma empresa retirá-las no condomínio, porém este serviço é pago;
– Os eletrônicos devem ser separados dos demais materiais recicláveis e, para sua destinação correta, você pode consultar uma cooperativa ou empresa que já retira os resíduos recicláveis e verificar se eles também trabalham com esse tipo de material. Pode verificar ainda se há campanha no seu bairro para coleta de eletrônicos ou contratar uma empresa que atua exclusivamente com esse tipo de resíduo; alguns desses materiais são comprados por empresas, mas sobre outros recai uma taxa para retirada;
– O óleo de cozinha deve ser armazenado em uma bombona e retirado por uma empresa específica para reciclagem de óleo, normalmente não se cobra por esse serviço;
– As lâmpadas fluorescentes são recicláveis, porém, por conter um pó químico em seu interior, é necessário ter um cuidado especial. A melhor opção é instruir para que cada morador destine sua lâmpada. Existem pontos de coleta em supermercados e lojas de materiais de construção. Não é aconselhável o condomínio dispor de um coletor, pois o armazenamento dessas lâmpadas tem algumas especificações para não haver contaminação.
O outro tipo de lixo a ser reservado é aquele que apenas irá comportar o material reciclável. Assim, quando você acabar com o uso de papéis, latinhas de metal ou embalagens de plástico, basta enxaguá-las para tirar a sujeira e colocar no lixo. Pronto: o seu lixo está separado.
Vale ressaltar que o ideal é que na reciclagem do lixo você os separe de acordo com seu tipo: alumínio vai com alumínio, vidro vai com vidro, plástico PET vai com plástico PET. Mas às vezes é difícil ter tempo e espaço para trabalhar dessa forma. Se você não tiver tempo e espaço para fazer a seleção mais minuciosa, não se preocupe porque o mais importante na reciclagem é a higienização do lixo.
Lembre sempre de lavar os recipientes de plástico e alumínio, por exemplo, pois isso evita que eles se transformem em local de reprodução de vetores de doenças e venha a causar desconforto aos trabalhadores que recolhem e manuseiam esse tipo de material.